Powered By Blogger

domingo, 28 de agosto de 2011

TENSÃO MENSTRUAL


Hoje resolvi escrever sobre um transtorno que incomoda e ao mesmo tempo assusta muitas mulheres. A famosa TPM ( Transtorno Pré Menstrual). Resolvi expor aqui  e dividir com vocês da revista mundo mulher, situações que nos incomodam como a agressividade que  incorpora nossa mente quando estamos neste período que antecede a menstruação e que é tão desgastante. A TPM é também chamada pelos médicos de Síndrome disfórica pré-menstrual atingindo aproximadamente 75% das mulheres mas que na verdade apenas 8% destas mulheres apresentam  sintomas muito intensos.

Já tive a audácia de ouvir de alguém que não vem ao caso dizer o nome, que essas agressões são apenas fricotes, frescuras e que tudo o que fazemos levamos como desculpa para a tal Tensão Pré Menstrual e outros absurdos como: Minha mãe nunca teve isso. Com certeza a coitadinha teve sim, só não sabia o nome. Mal sabe este individuo que o que nós mulheres sentimos neste período é assombroso.

Muitas mulheres passam por este transtorno pelo menos uma vez por mês. A chamada tpm espanta até mesmo nós mulheres pelo vários sintomas desconfortantes tão característico,   que não são nada agradáveis. Nós mulheres nos transformamos em outra pessoa, é como se nós mudássemos de identidade.  Será que estou exagerando? Espero estar sendo clara na transformação que passamos neste período tão ruim. Eu sempre digo  que nem eu mesma, me agüento.





São muitos os sintomas como: Insônia, Inchaços, Enxaquecas, Agressividade, Ansiedade, Falta de apetite ou o excesso dela, Depressão e uma vontade enorme de chorar, choramos por qualquer coisa, até mesmo assistindo novelas, as lágrimas escorrem sem mesmo a gente saber o porquê. Nos sentimos super deprimidas neste período que o melhor que temos a fazer é fugir de nós mesmas. Minha ginecologista sempre diz que o melhor remédio nestes dias é ficar sozinha. Deve ir passear e ver sempre coisas bonitas, fazer uma atividade física comer chocolate, se arrumar melhor ficar longe de pessoas que te irritam, visto que essas pessoas, podem  te levar a  ser agressiva sem mesmo perceber. Isso tudo são alguns métodos que podem aliviar essas tensões.



São muitas as causas desta doença, mas alguns diagnósticos suspeitam de que a interferências destes sintomas se refere  a influências hormonais no sistema nervoso central. Intervindo com os hormônios sexuais femininos, os neurotransmissores como a serotonina e as endorfinas. (Substâncias ligadas à sensação de prazer) por isso o desejo de comer chocolate. Segundo o Dr Sérgio dos Passos Ramos, essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher. Ressalta ainda que para ser considerada uma doença ela tem que interferir em todo o ciclo e não só na fase pré-menstrual fora isso é apenas uma tensão, a famosa TPM. Espero que isso ajude aliviar um pouquinho das nossas tensões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário